Palestrantes


Simon Skarabone R. Chiacchio


Pós-Doutorado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEA-USP/RP, possui Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Mestre em Gestão Integrada de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente pelo Centro Universitério Senac-SP, Mestrado na Universidade de São Paulo - USP/FZEA em Gestão de Inovação na Indústria Animal com projeto de implantação de VANT de asas rotativas em processos produtivos na agricultura, Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado FAAP e Bacharel em Administração de Empresas.
http://lattes.cnpq.br/6763405232015381


Karina Soledad Maldonado Molina


Pedagoga com habilitação em Formação de Professores para Educação Especial (1995) e Administração Escolar (1998) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2007). Com experiência na educação básica e ensino superior. Atualmente, professora do departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na graduação na área da Educação Especial. http://lattes.cnpq.br/6281841464605661


Tiago Codogno Bezerra

 


Possui pós-graduação em Educação: Docência no ensino superior pela Universidade Guarulhos-UnG , graduação em Letras LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente trabalha como docência do Instituto Singularidades e professor - Colégio Luiza de Marillac e Instituito Educacional De Sao Paulo - IESP-DERDIC/PUC-SP. Docente convidado: Pós Uninter e FAQ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras LIBRAS, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística libras, gramática libras.
http://lattes.cnpq.br/1360822423344907


COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO

Sibelle Moannack Traldi

 

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP.. Graduada em Fonoaudiologia pelo curso de Fonoaudiologia da FMUSP. Atuou como Técnica Especializada de Ensino Superior do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP em regime de dedicação exclusiva (7 anos); fonoaudióloga clínica na Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo Casa Amarela; fonoaudióloga clínica em consultório particular; e atuou como docente no curso de pós-graduação do Grupo UNINTER. Atualmente desempenha a função de gestora e mantenedora da empresa SELI – Educação e Inclusão – Escola bilíngue para surdos, cursos, empregabilidade de pessoas com deficiência e elaboração de material didático, desde 2002.; e presidente do Instituto SELI de Educação, Inclusão e Cultura – associação sem fins lucrativos.
 http://lattes.cnpq.br/9376005986691917


Grazia Luiza Bottino

Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Clínica e Social; Docência em Psicologia da Educação, Fundamentos da Educação Inclusiva, Metodologia Científica e Orientação de Monografia, Introdução ao Braille, atuando principalmente nos seguintes temas: Deficiência Intelectual, Deficiência Visual; Inclusão Social, Necessidades Especiais, Vygotsky e Acompanhante Terapêutico. Diretora Geral no SELI – Educação e Inclusão – Escola bilíngue para surdos no atendimento de famílias e Coordenação de Cursos de Graduação e Pós Graduação Presenciais e em EAD. Palestrante sobre as possibilidades das pessoas com deficiência no âmbito familiar e mercado de trabalho.

http://lattes.cnpq.br/5189944505624297


Marcos Antônio Galhardo

 

Especialista em Educação para Surdos - LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para capacitação de docente e interprete, graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado com Formação complementar em Gestão Ambiental. Atualmente Diretor Pedagógico do Instituto Educacional para Surdos - SELI , Docente do curso de Pós Graduação do curso de Educação para Surdos - UNINTER , Tutor do curso de Pós Graduação do Curso Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - POSEAD - UNYLEYA e Experiência na Educação Especial.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7291007668005605


Marcio Hollosi

 


Professor da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos e Pesquisador na área de Libras, Surdez, Educação Especial e Inclusiva, Inclusão Social, Formação de Professores e Educação Bilíngue para Surdos. Doutorando em Educação e Saúde na UNIFESP, Mestre em Educação e Saúde (Inclusão Social), Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Auditiva, Graduado em Pedagogia, Aprovado no exame de Proficiência em Libras pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador e coordenador do projeto GEICS - Grupo de estudos e pesquisas Identidade e Cultura Surda na UNIFESP e cadastrado no CNPQ e do projeto: A Literatura Infantil no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na Educação de Surdos em Perspectiva Inclusiva (Prolie-Libras), também na UNIFESP. Participante do Grupo ILCAE - Inclusão Linguística em cenários de atividades educacionais da PUC-SP.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0009306878714171


Carla Patrícia Araújo Florentino



Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Grande ABC - UNIABC, mestrado em Ensino de Matemática e Ciências pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP (2017). Atualmente desempenha a função de docente de Química e Física; e coordenadora pedagógica no Instituto SELI - Surdez, Educação, Linguagem e Inclusão. Tem interesse em pesquisas que abordam o conhecimento científico e o educando surdo, bem como processos de ensino e aprendizagem de Química para alunos surdos. É palestrante sobre a inserção do surdo na sociedade e os paradigmas acerca das famílias no desenvolvimento e autonomia de filhos surdos. As palestras proferidas são baseadas em experiências próprias na qualidade de mãe de surdo.

 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2276082161488182


Vanessa da Silva Santos

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na qual desenvolveu trabalhos voltados para a Educação Especial (PROBEX / UFPB) e ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio (PIBID / Capes). Atualmente cursa especialização em Libras: Educação para alunos Surdos (FAQ - Seli); e graduanda nos cursos de Licenciaturas em Letras Libras (UFPB) e Pedagogia (FAQ). Possuí experiência na área de interpretação em Libras, atuando no âmbito de ensino superior e no âmbito de caráter voluntário. Atualmente desempenha a função de docente de Ciências e Biologia em uma escola bilíngue para Surdos e intérprete de Libras em uma faculdade.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2797145014981297


Natalia Francisca Frazão


Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (2017) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas e Sociais (2014) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduada em Administração (2011) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Movimentos Surdos de São Paulo, Educação de Surdos, História da Associação de Surdos de São Paulo (Assp) e Ações Coletivas. Tem experiencia de ensino na área de Educação, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0760294144916111


Andrea Cristina Marin

Profissional formada nas áreas de Marketing e Planejamento, Estratégias de Mercado. Professora universitária com MBA em Gestão e Planejamento de Negócios pela Escola de Negócios Mercatus/UNICSUL, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão de Projetos, Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. Graduada em Marketing e Mestre no Programa de Educação, na linha de pesquisa de Políticas Públicas, pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Presidente da Subcomissão da CPA da Unidade Anhanguera Belenzinho. Responsável pela equipe de recepção de Comissões de Reconhecimento e Avaliação de Cursos das Universidades Uniban e Anhanguera. Professora do Centro Paula Souza - Unidade Fatec SEBRAE. Professora do Programa Corporativo de Formação de Líderes do Centro Universitário SENAC Santo Amaro/SP Autora de Materiais Didáticos do Curso de Gestão Empreendedora do Centro Paula Souza na Plataforma EAD, bem como exames em formato ENADE para aplicação ao final de cada modulo do curso.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2866530514455093


COMISSÃO CIENTÍFICA DO EVENTO

Marcos Antônio Galhardo

Especialista em Educação para Surdos - LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para capacitação de docente e interprete, graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado com Formação complementar em Gestão Ambiental. Atualmente Diretor Pedagógico do Instituto Educacional para Surdos - SELI , Docente do curso de Pós Graduação do curso de Educação para Surdos - UNINTER , Tutor do curso de Pós Graduação do Curso Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - POSEAD - UNYLEYA e Experiência na Educação Especial.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7291007668005605


Marcio Hollosi

 


Professor da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos e Pesquisador na área de Libras, Surdez, Educação Especial e Inclusiva, Inclusão Social, Formação de Professores e Educação Bilíngue para Surdos. Doutorando em Educação e Saúde na UNIFESP, Mestre em Educação e Saúde (Inclusão Social), Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Auditiva, Graduado em Pedagogia, Aprovado no exame de Proficiência em Libras pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador e coordenador do projeto GEICS - Grupo de estudos e pesquisas Identidade e Cultura Surda na UNIFESP e cadastrado no CNPQ e do projeto: A Literatura Infantil no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na Educação de Surdos em Perspectiva Inclusiva (Prolie-Libras), também na UNIFESP. Participante do Grupo ILCAE - Inclusão Linguística em cenários de atividades educacionais da PUC-SP.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0009306878714171


Carla Patrícia Araújo Florentino



Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Grande ABC - UNIABC, mestrado em Ensino de Matemática e Ciências pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP (2017). Atualmente desempenha a função de docente de Química e Física; e coordenadora pedagógica no Instituto SELI - Surdez, Educação, Linguagem e Inclusão. Tem interesse em pesquisas que abordam o conhecimento científico e o educando surdo, bem como processos de ensino e aprendizagem de Química para alunos surdos. É palestrante sobre a inserção do surdo na sociedade e os paradigmas acerca das famílias no desenvolvimento e autonomia de filhos surdos. As palestras proferidas são baseadas em experiências próprias na qualidade de mãe de surdo.

 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2276082161488182


Cássia Geciauskas Sofiato

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) no Departamento de Filosofia e Ciências da Educação (EDF) e do Programa de Pós-graduação em Educação. É doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Pedagogia: Formação de professores para a área de Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência como orientadora pedagógica, educacional e coordenadora de área. Atuou como docente da Faculdade de Educação e orientadora pedagógica do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas de 2000 a 2012. Foi coordenadora pedagógica do Curso de Pedagogia- Plano Nacional de Professores da Educação Básica-Parfor na PUC- Campinas de 2010 a 2012. Possui proficiência em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Atuou também na educação básica durante 17 anos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8782120833195193


Andrea Cristina Marin


Profissional formada nas áreas de Marketing e Planejamento, Estratégias de Mercado. Professora universitária com MBA em Gestão e Planejamento de Negócios pela Escola de Negócios Mercatus/UNICSUL, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão de Projetos, Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. Graduada em Marketing e Mestre no Programa de Educação, na linha de pesquisa de Políticas Públicas, pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Presidente da Subcomissão da CPA da Unidade Anhanguera Belenzinho. Responsável pela equipe de recepção de Comissões de Reconhecimento e Avaliação de Cursos das Universidades Uniban e Anhanguera. Professora do Centro Paula Souza - Unidade Fatec SEBRAE. Professora do Programa Corporativo de Formação de Líderes do Centro Universitário SENAC Santo Amaro/SP Autora de Materiais Didáticos do Curso de Gestão Empreendedora do Centro Paula Souza na Plataforma EAD, bem como exames em formato ENADE para aplicação ao final de cada modulo do curso.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2866530514455093

Natalia Francisca Frazão

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (2017) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas e Sociais (2014) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduada em Administração (2011) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Movimentos Surdos de São Paulo, Educação de Surdos, História da Associação de Surdos de São Paulo (Assp) e Ações Coletivas. Tem experiencia de ensino na área de Educação, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0760294144916111


Guilherme Nichols

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar) no curso Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Doutorando e Mestre (2016) em Faculdade de Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Licenciatura em Letras Libras (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Brasileira de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Surda, Cultura Surda, Libras e Educação Surdo. Aprovado em banca examinadora nos seguintes exames: - Exames Nacional para Certificação de Proficiência na Língua Brasileira de Sinais - Prolibras UFSC/MEC Governo do Brasil, conforme Decreto 5626/05 que regulamenta a Lei nº 10436 de 24 de abril de 2002. Fluente em American Sign Language (ASL).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2368933774638597


Vanessa da Silva Santos

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na qual desenvolveu trabalhos voltados para a Educação Especial (PROBEX / UFPB) e ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio (PIBID / Capes). Atualmente cursa especialização em Libras: Educação para alunos Surdos (FAQ - Seli); e graduanda nos cursos de Licenciaturas em Letras Libras (UFPB) e Pedagogia (FAQ). Possuí experiência na área de interpretação em Libras, atuando no âmbito de ensino superior e no âmbito de caráter voluntário. Atualmente desempenha a função de docente de Ciências e Biologia em uma escola bilíngue para Surdos e intérprete de Libras em uma faculdade.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2797145014981297


Maria Luiza Sayuri Hamada

 

Especialista em LIBRAS pelo Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora de Inglês de alunos surdos no Instituto SELI; professora de Inglês de adultos na Expresse Consultoria de Idiomas; professora de Redação no curso preparatório Libras na Ciência – USP Leste; educadora de inglês cooperada na iniciativa popular Centro de Educadores da Cohab II –CECO.