• banner1
  • banner2


O Evento


Este evento tem como objetivo discutir, refletir e compartilhar práticas pedagógicas avaliativas, contribuindo para discussões socioacadêmicas no contexto bilíngue. A ação tem como produto final a Publicação de Anais.

A estrutura do evento será composta de palestras, oficinas, mesa redonda, atividades culturais e sessão coordenada.

No período matutino (auditório) horário das 8h às 12h:
- Abertura;
- Apresentação cultural dos alunos surdos (Colégio Seli);
- Palestras e mesa redonda das escolas.

No período vespertino (salas de aula) 13h – 17h
- Sessão coordenada – apresentação de trabalho (artigos científicos);
Oficinas das disciplinas curriculares ensino médio e fundamental II – professores do Colégio Seli


PROGRAMAÇÃO


07:00 – 08:00:  Credenciamento

08:00 –  08:15:  Abertura oficial com a Gestora do Instituto SELI  Ms. Sibelle Moannack Traldi.

08:15 – 08:30: Apresentação cultural dos alunos do Colégio SELI.

08:30 – 10:15: Conferência sobre o Processo de Avaliação no Sistema de Ensino em uma Perspectiva Inclusiva, com Profa. Dra. Karina Soledad Maldonado Molina (USP), Prof. Esp. Tiago Codogno Bezerra (IESP/DERDIC) e Prof. Dr. Simon Skarabone R. Chiacchio (SENAC)
Mediador: Prof. Ms. Marcio Hollosi (UNIFESP

10:15 – 10:30: Coffee Break

10:30 – 12:00: Mesa Redonda - Reflexões e Perspectivas Avaliativas nas Escolas Bilíngues para Surdos de São Paulo, com participação de Escolas convidadas inseridas no sistema bilíngue.
Mediador: Prof. Esp. Marcos Antônio Galhardo – Diretor Pedagógico do SELI

12:00 – 13:15: Almoço 

13:15 – 15:15: Apresentação de trabalhos Científicos submetidos ao Congresso em Sessões coordenadas simultâneas através de Eixos Temáticos.
(Aberto a todos os inscritos e participantes do Congresso) 
Eixos temáticos  
- Acessibilidade e novas tecnologias (Moderador: Prof. Esp. Marcos Antônio Galhardo)
- Cultura e Diversidade (Moderadora: Profa. Esp. Maria Luiza Sayuri Hamada)
- Currículo e Empreendedorismo: (Moderadora: Profa. Ms. Andrea Marin Dias )
- Currículo escolar e Educação de Surdos (Moderadora: Profa. Dra. Cassia Sofiato)
- Educação Bilíngue(Moderador: Prof. Ms. Marcio Hollosi)
- Família e Escola (Moderadora: Profa. Ms. Carla Patrícia Araújo Florentino)
- Educação Inclusiva na Perspectiva do aluno Surdo (Moderadora: Profa. Esp. Vanessa da Silva Santos)
- Política e Movimento Surdo (Moderadora: Profa. Ms. Natalia Frazão)
- Literatura Surda (Moderador: Prof. Ms. Guilherme Nichols)

15:15 as 15:30: Coffee Break

15:30 as 17:30: Oficinas Práticas com os professores do SELI

17:30 as 18:00: Encerramento
Moderadores: Prof. Esp. Marcos A. Galhardo e Profa. Ms. Carla Patrícia Araújo Florentino

EIXOS TEMÁTICOS


Acessibilidade e Novas Tecnologias
Objetivo: Discutir e compartilhar por meio de trabalhos acadêmicos atualidades tecnológicas na educação de surdos, bem como a integração da acessibilidade nesses meios.


Cultura e Diversidade
Objetivo: Discutir e compartilhar por meio de trabalhos acadêmicos aspectos relevantes da surdez em relação à cultura, multiculturalismo, diversidade de gênero, orientação sexual e sexualidade; espaços gerenciadores de cultura e práticas minimizadoras da exclusão.


Currículo e Empreendedorismo
Objetivo: Discutir e compartilhar investigações teóricas, metodológicas e/ou práticas para ampliar as discussões relacionadas à experiência profissional do surdo nas práticas trabalhistas, políticas públicas e no desenvolver, idealizar, organizar ou coordenar projetos de forma empreendedora.


Currículo Escolar e Educação de Surdos
Objetivo: A partir de fundamentos teóricos, propiciar reflexões sobre o papel da escola no que concerne a estrutura curricular, proposta político pedagógica, missão, visão e valores quando se tratando da educação de surdos em contexto de inclusão.

Educação Bilíngue
Objetivo: Articular os trabalhos sobre educação de surdos em ambiente bilíngue visando fomentar discussões acerca de elementos do ensino, dentro e/ou fora do espaço institucionalizado, desde seus fundamentos mais gerais às práticas mais específicas.


Educação Inclusiva na Perspectiva do aluno Surdo
Objetivo: Dialogar sobre a educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem em escola de inclusão e sua articulação à educação de surdos – considerando contexto, intencionalidade e público-alvo.


Família e Escola
Objetivo: Tratar da relação entre os papéis desempenhados pela família e pela escola desde a educação infantil até os anos finais, em espaços formais ou não formais, fomentando discussão sobre a potência dessa relação no processo de aprendizagem do aluno surdo.


Literatura Surda
Objetivo: Contemplar estudos sobre Literatura Surda promovendo o diálogo sobre aplicabilidade, possíveis papéis desempenhados, caráter social e identitário.


Política e Movimento Surdo
Objetivo: Nutrir reflexões a partir de trabalhos que abordam teorias, políticas e práticas relacionadas ao surdo: direitos humanos, defesa de direitos, militância surda, procedimentos inclusivos e de redução de exclusão.





Inscrições com submissão de trabalho encerradas


Siga o Modelo padrão para o Banner da apresentação:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR BANNER PADRÃO

Para saber das regras da apresentação dos trabalhos:

REGRAS APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

Oficinas

Todos os inscritos terão oportunidade de participar de uma das oficinas propostas.




Profª. Cristiane Esteves de Andrade
Práticas Avaliativas de LIBRAS como L1


Prof.ª Roberta Ribeiro
Práticas Avaliativas de História/Geografia para Surdos


Prof. Rodrigo Florentino
A Prática Avaliativa na Educação Física para Surdos


Prof.ª Patrícia Ingrit Simões
Práticas Avaliativas de Matemática para Surdos


Prof. Diogo da Silva
Práticas Avaliativas de Sociologia para Surdos


Prof.ª. Mariana Q Saquetini
Práticas Avaliativas de Ciências da Natureza para Surdos


Prof. Alexandre Romeiro
Práticas Avaliativas de Artes para Surdos


Profª. Renata Marins
Práticas Avaliativas de Língua Portuguesa para Surdos


Profª. Maria Luiza Hamada
Práticas Avaliativas de Língua Inglesa para Surdos


Prof. Vinicius Dias
A Art Of Clown na Libras

Nossos Convidados




Andrea Cristina Marin Dias
FMU


Cassia Sofiato
USP


Guilherme Nichols
UNICAMP


Karina Soledad Molina
USP


Marcio Hollosi
UNIFESP


Natalia Francisca Frazão
SELI


Simon Skarabone Chiacchio
SENAC


Tiago Codogno Bezerra
IESP - DERDIC


Maria Luiza Sayuri Hamada
SELI


Vanessa da Silva Santos
SELI


Carla Patrícia Araújo Florentino
Coord. Pedagógica - SELI


Marcos Antônio Galhardo
Diretor Pedagógico - SELI